Guia de Limpeza e Manutenção

Limpeza:

Para a limpeza da sua peça, você precisará apenas de um pano limpo e água.

1. Limpe a peça com um pano de algodão levemente umedecido com água;

2. Seque com um pano seco

3. Se houver a necessidade de uma limpeza mais profunda, dissolva um pouco de detergente neutro em água. Umedeça o pano com essa mistura e passe-o sobre a peça. Depois volte para o passo 1

Limpeza da tábua de corte

Você pode lavar sua tábua em água corrente como qualquer tábua de corte, secar com um pano de prato e deixar que termine de secar naturalmente. Dependendo do tamanho da sua tábua ela pode não caber na pia, nesse caso dissolva detergente neutro em água, passe um pano de algodão umedecido com a mistura na peça e depois seque com pano de prato seco.

Cuidados importantes

  • Não utilize produtos abrasivos como sabão, esponja, palha de aço, etc;

  • Não utilize lustra móveis, óleo de peroba, produtos a base de cloro, álcool ou qualquer tipo de desinfetante ou removedor. O uso destes produtos invalida a garantia da peça;

  • Evite deixar objetos molhados, como copos, taças e jarras, ou objetos quentes, como panelas e travessas, diretamente sobre a peça por um longo período. Alguns produtos como vinho e molhos podem manchar a madeira. Caso apareçam manchas, realize a manutenção da peça conforme explicado na seção abaixo.​

  • Evite expor o móvel ao sol, pois este reduz a durabilidade do acabamento, causa mudança de coloração e textura da peça. Peças expostas ao tempo necessitam de manutenção mais frequente, consulte as indicações na seção "Manutenção", sobre o intervalo de manutenção;

  • Evite deixar a madeira em contato direto com superfícies que não a deixam respirar, como vidros e plásticos. Peças que serão utilizadas com tampo de vidro é importante o uso adequado do silicone (4mm de espessura), para criar um espaço entre as peças para a madeira respirar.

  • Para mesas que possuem trava na parte inferior do tampo, sempre que possível verifique se é necessário o ajuste da trava. Utilize chave de boca 19mm.

Manutenção:

Primeiramente você deve identificar qual tipo de acabamento foi dado à sua peça. Aabaixo, veja os tipos mais usuais e, se ainda tiver dúvidas quanto ao acabamento da peça comprada, fale com seu vendedor.

  • Móveis e peças de decoração possuem acabamento em óleo ArboREAL, esse acabamento não tem brilho e não altera a textura natural da madeira;

  • Tábuas de corte e peças específicas para contato com alimentos possuem acabamento em óleo mineral, esse acabamento não tem brilho e não altera a textura natural da madeira;

  • Peças com acabamento em verniz possuem brilho e textura mais lisa. Essas peças não necessitam de manutenção periódica. Quando o verniz apresentar desgaste, contrate uma empresa especializada para realizar a aplicação ou entre em contato com a equipe ArboREAL.

Manutenção de peças com óleo ArboREAL

Além de  manter a cor e a textura da sua peça, a manutenção com óleo ArboREAL ajuda a evitar que líquidos e outros produtos penetrem nas fibras da madeira, diminuindo a chance do aparecimento de manchas. O óleo forma uma película protetora e também hidrata a madeira, deixando os veios mais evidentes. Esse óleo somente pode ser adquirido com a ArboREAL.

  • Ambientes Internos: em peças com baixa incidência solar e de chuva, é aconselhável a aplicação o óleo a cada 6 meses.

  • Ambientes Externos: em peças expostas ao tempo, sol, chuva e vento, é aconselhável a aplicação mensal do óleo nos 6 primeiros meses.

É importante que o óleo seja utilizado conforme as indicações apresentadas nesse manual. Caso sinta ser necessário, você pode aplicá-lo em intervalos maiores ou menores. 

Manutenção de peças com óleo mineral

Além de manter a cor e a textura da sua peça, a manutenção com óleo mineral hidrata a madeira e ajuda a evitar que líquidos e outros produtos penetrem nas fibras da madeira, diminuindo a chance do aparecimento de manchas e de contaminação de alimentos. Você pode adquirir óleo mineral em qualquer farmácia.

  • É aconselhável a aplicação do óleo a cada uso  ou quando a peça estiver começando a apresentar ressecamento.

  • O óleo mineral deve ser usado em tábuas de corte e peças específicas para contato com alimentos, pois é seguro para a ingestão.

Se sua peça estiver muito marcada pelo uso, siga os passos da seção seguinte para que ela volte a ficar como nova

Passo a passo da manutenção para todas as peças

Com a peça  limpa e seca,  siga os passos a seguir:

1. Proteja superfícies em volta da peça para que não sujem com óleo;

2. Lixe no sentido dos veios toda a peça com uma lixa n°400 ou esponja com o lado áspero , para retirar os resíduos e corrigir pequenas imperfeições;

3. Passe um pano de seco sobre a peça para retirar o pó;

4. Agite o frasco de óleo;

A aplicação do óleo em superfícies lisas e orgânicas é feita de formas diferentes. Se sua peça não possui superfícies orgânicas, pule para o passo 6.

5. Com um pincel limpo e seco, molhe-o com óleo, retire o excesso em um recipiente e depois aplique no orgânico da peça. Faça isso até cobrir toda a área do orgânico.

6. Aplique uma pequena quantidade de óleo sobre um pano de algodão limpo e secopasse-o sobre a peça exercendo uma leve pressão, mantendo os movimentos na mesma direção dos veios. Faça de forma uniforme para manter a tonalidade igual por toda a peça.

7. Aguarde 30 minutos, passe um pano de algodão limpo e seco para retirar o excesso, seguindo a mesma direção dos veios. 

8. Aguarde pelo menos 24 horas para utilizar a peça.

Consertando pequenos danos:

Aqui você encontra a solução para os danos mais comuns que podem ocorrer a sua peça, caso ainda tenha dúvidas em como proceder, entre em contato com a equipe de pós-venda pelo telefone (19) 3935-8606.

Peça Mofada

Caso sua peça apresente partes mofadas. estando ela seca,  basta seguir os passos abaixo para que fique como nova:

1. Com uma esponja de cozinha, do lado áspero, esfregue a madeira utilizando detergente e água. Os movimentos devem ser feitos no sentido do veio;

2. Remova o sabão com pano úmido;

3. Após a limpeza, deixar a peça secar completamente durante 24 horas e reaplicar o óleo como descrito na seção "Manutenção".

Peça riscada ou com marca de água

Caso a sua peça esteja riscada ou com marcas de água, estando ela limpa e seca, siga os passos:

1. Lixe levemente no sentido do veio o local com uma lixa n°400 ou esponja com o lado áspero , até que o risco ou marca desapareça;

2. Passe um pano de algodão seco sobre a peça para retirar o pó. 

3. Reaplicar o óleo como descrito na seção "Manutenção".

Tonalidade Apagada

Caso sua peça esteja com a cor apagada, o procedimento para recuperação é simples, com a peça limpa e seca, reaplique o óleo como descrito na seção "Manutenção".

Produtos

Institucional

ARBOREAL

 

Tel: (  1 9 )  3 9 3 5  -  8 6 0 6 

contato@arboreal.com.br

Loja Conceito:

Av. Imperatriz Leopoldina, 1.042. Vila Leopoldina

Loja Shopping Parque da Cidade:

Av. das Nações Unidas, 14.401, Chác. Santo Antônio

São Paulo/SP - ArboREAL Design LTDA

CNPJ: 23.205.777/0001-98

Empresa

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White Pinterest Icon

Móveis Rústicos - Mesa de Jantar de Tronco Rústico - Mesa de Jantar Rústica - Aparador Rústico de Madeira Maciça - Mesa de Prancha de Madeira Maciça - Banco de Jardim de Tronco de Árvore - Mesa de Centro Rústica de Tronco - Lareira Ecológica de Madeira Orgânica - Mesa Lateral de Tronco Rústico - Tora de Guarantã - Tronco de Árvores - Raiz de Árvore - Móveis de Raiz - Móveis de Tronco de Árvore - Tora de Madeira