top of page

Você sabe o que são micro fissuras?



Exemplo de microfissuras em mesa de madeira maciça de Pequiá
Exemplo de microfissuras em mesa de madeira maciça de Pequiá

Diferentemente da movelaria tradicional, que utiliza chapas de madeira e lâminas, aqui na ArboREAL nos utilizamos apenas madeiras naturais. Isso quer dizer que nossos móveis são praticamente vivos. Ou seja, a madeira, por ser um material vivo, transpira, perde ou ganha umidade e altera suas características naturais.


Tal como vinhos, costumamos dizer que a madeira melhora com o tempo. É com o tempo que as fissuras, veios e detalhes da madeira se apresentam, suas fibras se estabilizam e o resultado desse processo são as micro-fissuras e veios que aparecem na superfície.


Em geral, as fissuras são superficiais e não afetam a estrutura da peça. Elas ocorrem devido a diferença entre a umidade superficial e interna da madeira e após o período de acomodação cessa e não se abrem mais. Alguns estudos indicam que a madeira pode levar até 7 anos para equilibrar completamente seu gradiente de umidade, mas é nos primeiros meses que as principais alterações acontecem.


Portanto, caso sua peça apresente alguma micro-fissura com o passar do tempo, não se preocupe. Esse é um processo normal e que ao final das contas, enaltece o que sua peça tem de mais especial: Naturalidade e características únicas.


Complementarmente e confiantes da qualidade de nossas madeiras, aqui na Arboreal oferecemos 5 anos de garantia para nossas peças.


Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe técnica. Teremos o prazer em lhe atender e resolver qualquer questão.


1.138 visualizações0 comentário
bottom of page