top of page

Escolhendo o acabamento ideal para o seu móvel de madeira maciça

Encontrar o acabamento ideal para o seu móvel de madeira maciça depende do estilo desejado, do uso pretendido e das suas preferências pessoais. Existem várias opções disponíveis aqui na ArboREAL, e cada uma delas oferece diferentes benefícios estéticos e de proteção para a madeira.


Verniz

O verniz é uma escolha comum para a proteção da madeira. Ele oferece uma camada transparente que realça a beleza natural da madeira, enquanto proporciona resistência à umidade, manchas e arranhões. A característa do verniz utilizado aqui na Arbo é que ele dá um acabamento mais brilhoso para a madeira.


Óleo Natural

O blend de óleos naturais que usamos aqui na ArboREAL penetra nas fibras da madeira, realçando sua cor e textura. Ele oferece uma aparência natural e fosca, além de proteger contra manchas e umidade. Esse blend de óleos pode ser reaplicado várias vezes e você pode obtê-lo aqui.


Óleo Preto

O acabamento feito com óleo preto confere uma coloração mais escura para as peças. Esse óleo tem a mesma composição do nosso blend, porém contém um pigmento escuro que adapta a coloração natural da madeira para tons mais fechados.



Carbonizada (Shou Sugi Ban)

O acabamento de madeira carbonizada, também conhecido como shou sugi ban ou yakisugi, é uma técnica japonesa antiga que envolve a queima da superfície da madeira para criar um acabamento distintivo e durável. Geralmente é feito em madeiras de tonalidades claras.

Esse processo de acabamento envolve queimar a superfície da madeira com uma chama aberta ou utilizando um maçarico. A madeira é cuidadosamente queimada até obter uma cor preta ou carbonizada. Em seguida, é lixada e limpa para remover qualquer resíduo solto.




Seja através da aplicação de vernizes para realçar a beleza natural da madeira, do uso de técnicas artísticas para criar padrões personalizados, cada detalhe conta quando se trata de obter um resultado final excepcional, pois o acabamento feito em peças de madeira maciça desempenha um papel fundamental na aparência, durabilidade e valor estético.

Independente do tipo de acabamento que você escolha para o seu projeto, saiba que tem muito mais envolvido na conservação da madeira que apenas a finalização. Por isso, é importante você saber como conservar ou mesmo fazer a manutenção das peças.


Continue acompanhando nossas atualizações pelas redes sociais:

📌 PINTEREST

💼 LINKEDIN



121 visualizações0 comentário
bottom of page