top of page

Veja como funciona o processo de produção de móveis rústicos de madeira maciça


foto vista de cima da fábrica da ArboREAL com pátio de secagem ao ar livre de madeiras nativas
Fábrica ArboREAL em Salto

Aqui na ArboREAL temos um sistema de trabalho cauteloso e linear, apesar de nossas peças serem rústicas e possuírem o design Live-Edge respeitando a natureza da madeira, os procedimentos são atenciosos para que possamos respeitar o que a matéria-prima tem de mais especial: suas características singulares e orgânicas!

Nossos artesãos cuidam de peça a peça para que o produto o qual você escolheu, ou orçou, com a gente chegue na sua casa exatamente do jeitinho que você queria!



1. Matéria-prima e projeto

A escolha da matéria-prima é muito importante pois é ela quem vai ditar os processos de produção, principalmente a umidade com que a espécie vai ser trabalhada. Aqui na Arbo trabalhamos com a madeira de Pequiá (Caryocar villosum) apartir de 18% de umidade para menos.


O mais importante para a realização do projeto é saber as dimensões e o formato que a peça deve ser feita, oferecemos tanto peças de madeira maciça pré-prontas quanto sob encomenda, basta você entrar em contato com um de nossos atendentes e nos passar suas preferências e características que deseja em seu móvel ou produto que desenvolvemos um modelo ainda mais exclusivo!



2. Dando forma ao móvel de madeira maciça

Uma vez que a madeira é selecionada, o próximo passo é cortá-la do tamanho e forma necessários para a construção do móvel. Isso é feito com serras elétricas, serras de fita e outras ferramentas de corte de madeira.


Em seguida, as peças de madeira são montadas para formar a estrutura básica do móvel. Para mesas, bancos e aparadores o tipo de pé utilizado depende da escolha do cliente.

Trabalhamos com pés de madeira, acrílico, aço inox e aço carbono em vários estilos, inclusive personalizados, que para serem fixados necessitam do uso de técnicas de encaixe de madeira específicos que são feitos à mão com equipamentos elétricos.



3. Acabamento feito artesanalmente

Depois que as peças de madeira são cortadas no formato desejado, elas são lixadas manualmente com lixadeiras elétricas para remover quaisquer imperfeições deixadas pelas serras ou outras ferramentas de corte, garantindo que as superfícies estejam lisas e uniformes. Isso é importante porque a qualidade da superfície afeta a aplicação de substâncias finalizadoras, como óleo natural ou verniz ,influenciando diretamente a aparência final do móvel.



4. Finalizando sua peça maciça!

Uma vez que a estrutura básica está completa, é hora de adicionar os detalhes finais ao móvel. Isso pode incluir a adição de molduras, entalhes, esculturas ou outras características decorativas.


Depois que o móvel é completamente construído, ele é tratado com um acabamento, como tinta, verniz ou óleo, para proteger a madeira e realçar sua beleza natural. Isso é feito com cuidado para garantir que o acabamento seja uniforme e durável.



5. Pronta para a entrega!

Por fim, o móvel é inspecionado minuciosamente para garantir que atenda aos padrões de qualidade da ArboREAL e se tudo estiver em ordem, o móvel é embalado e enviado ao seu destino final.



Que tal ter a sua própria peça ArboREAL?

Basta falar com um de nossos consultores e nos contar sobre as especificações do seu móvel dos sonhos que o tornaremos real!



Caso não tenha pensado em nada muito específico, inspire-se em nossas redes sociais e acompanhe nossos conteúdos:


1.832 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page