O que é Manejo Sustentável? - ArboREAL
top of page

O que é Manejo Sustentável?


Se você se preocupa com a origem da madeira e com a sustentabilidade, pode ficar tranquilo, pois na ArboREAL trabalhamos apenas com matéria-prima de origem de manejo florestal sustentável, um processo certificado pelo IBAMA.

Mesa de madeira maciça de Pequiá ArboREAL
Mesa de madeira maciça de Pequiá ArboREAL

Outro cuidado muito importante que temos é o de conhecer pessoalmente todos nossos fornecedores e as florestas da qual obtemos nossa matéria-prima.

No manejo sustentável, o responsável pela área seleciona e cataloga as árvores. Apenas algumas árvores são aptas ao corte (elas devem ter diâmetro mínimo, não podem cair sobre espécies protegidas, não poem possuir ninhos ou serem matrizes reprodutoras). As estradas de acesso são planejadas, a fauna e flora são preservadas, todo esse processo ajuda a minimizar a extração ilegal.

Mesa de centro em madeira maciça de Pequiá ArboREAL
Mesa de centro em madeira maciça de Pequiá ArboREAL

Durante 30 anos a extração da matéria-prima é feita na Unidade de Manejo Florestal (UMF), sendo a cada ano utilizada apenas uma das 30 Unidades de Produção Anual (UPA). A quantidade de árvores retiradas é planejada considerando a regeneração natural da floresta, que ocorre durante o período de rotatividade de uso entre as UPAs.

Cada árvore recebe um código que acompanha a madeira em toda a cadeia produtiva, desde a floresta até a nossa fábrica. Cada segmentação da tora é feita buscando seu máximo aproveitamento e preserva a identificação original, o que exige elevado nível de controle em todo o processo.


Banco em madeira maciça de Pequiá recuperada de queimada
Banco em madeira maciça de Pequiá recuperada de queimada

Casca, fissuras, nós e galhos, considerados defeitos em outros segmentos industriais, conferem beleza e singularidade às nossas peças.

Você cliente contribui com iniciativas ambientalmente corretas adquirindo peças de empresas responsáveis, que se preocupam desde a escolha da matéria-prima até a entrega do produto final. O rastreamento da árvore (coordenadas GPS) que originou sua peça e a documentação são garantias da origem legal da madeira.


850 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page