top of page

Por dentro da história da Mesa Curva

A mesa curva, ou mesa cascata, é uma peça maciça de madeira de Pequiá (Caryocar villosum) que produzimos aqui na ArboREAL, porém, com a beleza de uma peça inteira de madeira nativa trabalhada surgem dúvidas sobre sua procedência e origem. Com esse conteúdo esperamos desmistificar algumas desinformações sobre a extração e usos da madeira.

mesa cascata
Mesa Curva ArboREAL no evento Casa Brasil NY 2022 em Nova Iorque, EUA

Um dos maiores questionamentos sobre a indústria madeireira é "porque não é MAIS sust


entável manter as florestas de pé parando com a extração de madeira das florestas?"

A principal resposta pra isso vem das necessidades humanas, não no quesito de ser indispensável consumir madeira, e sim da carência das comunidades e pessoas que dependem desse tipo de atividade para sobreviver.



Recentemente um estudo do Sistema de Monitoramento da Extração madeireira (SIMEX) publicou que aproximadamente 40% da extração de madeira da Amazônia é feita de forma ilegal, e isso afeta diretamente o contexto socioambiental dessa região. O corte ilegal não gera empregos formais e ainda degrada o ecossistema de forma predatória, não avalia os impactos diretos e indiretos do corte realizado de maneira irresponsável e sem direcionamento. Ainda pode acontecer que a madeira retirada do local seja comercializada como uma espécie diferente da que realmente é, impossibilitando o mapeamento de reconstituição da vegetação local e facilitando o contrabando.


Os diferentes ramos de atividades que dependem da madeira como matéria-prima tem a obrigação e o dever de se comprometer com a obtenção de insumos certificados de sua origem florestal, pois só assim haverá o fomento das atividades legalizadas de extração de madeira acarretando em geração de empregos, conservação dos recursos naturais e fortalecimento das políticas públicas tornando esse ramo cada vez mais desmistificado. Dado que, mesmo com a comprovação, estudo e fiscalização de órgãos como o IBAMA sobre a legalização de projetos sustentáveis o pensamento equívoco de ligar essas atividades ao desmatamento predatório é muito forte. Por esse motivo, é de grande importância que o manejo sustentável seja um assunto melhor divulgado e difundido.


Diferentes utilidades da madeira

No Brasil, a construção civil detém da maior parcela de destinação de madeira para sustentação de obras e principalmente telhados. Comparando o desdobro e beneficiamento de uma tora de madeira feito em serraria para construção civil e o uso para movelaria, a quantidade de desperdícios é enorme para a produção de caibros, vigas, pisos e etc. Pois para esse tipo de uso a madeira não pode apresentar nenhum defeito ou qualquer característica que comprometa a sua função de sustentação ou estética.


Quando o corte é feito de forma ilegal e a árvore derrubada possui um oco, nó (marcas de crescimento de galhos ou deformidades no lenho) ou quaisquer diferenças no seu tronco que afetem o rendimento de madeira na serraria, esta é deixada para trás e considerada inútil para o desdobro em tábuas, vigas e pranchas, ficará apodrecendo no chão da floresta. Para o manejo florestal sustentável é possível diagnosticar uma árvore oca antes da derrubada, mas quando não é identificado o oco e ainda assim ocorre o corte há a destinação dessa matéria prima para usos diversos além da comercialização de madeira serrada.


Resíduos de uma árvore, abatida ilegalmente, que foram deixados no local do corte como descarte.

Toras, pranchas, raízes, tocos, galhos entre outras partes que seriam descartadas de uma árvore ou mal aproveitadas dentro de uma serraria se tornam obras de arte nas mãos de nossos artesãos. Trabalhamos com o máximo de atenção para evitar o desperdício de madeira, pois até mesmo a serragem e o pó que são gerados após o beneficiamento de uma peça se transformam em pelletes ou são destinados para serem utilizados como biomassa reaproveitada.

É por isso que priorizamos tanto aqui dentro da empresa o trabalho artesanal e o incentivo ao manejo florestal. Recebemos questionamentos diários sobre nossos produtos e é importante nos posicionarmos quanto sua origem e evidenciar a responsabilidade que temos com o uso efetivo e reaproveitamento da madeira.

O nosso maior exemplo e orgulho produzido aqui na ArboREAL é a mesa curva.


Seu design é inteiramente pensado e projetado para salientar a beleza do centro oco de uma árvore. Pois procuramos justamente por reaproveitar e dar uma nova vida à essa matéria-prima que é tão negligenciada no mercado madeireiro. Suas marcas e formas tem contexto histórico e representam a adaptabilidade e resiliência da natureza, bem como refletem o trabalho minucioso que fazemos durante nossos processos de produção.

A ArboREAL possui Mesas Curvas (ou Mesas Cascatas) disponíveis a pronta entrega, você pode vê-las em nossa loja online ou então pedir a fabricação de uma sob encomenda, de acordo com as medidas necessárias para seu ambiente e características que mais te agradam. Para realizar o pedido de sua mesa curva sob encomenda, entre em contato com nossos consultores.

727 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page