top of page

A BIOFILIA NA DECORAÇÃO

Ao imaginar um cenário de relaxamento, é bem provável que a primeira imagem que venha a mente é de um lugar cercado de natureza, um bosque, uma montanha, o mar. Mesmo que a maioria da população passe seus dias dentro de edifícios cercados por avenidas e trânsito. Arquitetos e designers agora estão procurando soluções que melhorem a sensação de confinamento dos grandes centros, voltando-se para a biofilia como uma importante fonte de inspiração que promove o bem-estar, a saúde e o conforto emocional.


A biofilia surgiu nos anos 80 após o biólogo Edward Wilson utilizar o termo pela primeira vez em seu livro. O norte-americano acredita que os seres humanos possuem uma ligação genética e emocional com a natureza, essa seria a razão do termo, que vem do grego bios, que significa vida e philia, o amor.

Ambiente externo com elementos biofílicos e mesa de centro ArboREAL


Um estudo brasileiro que avalia a saúde, bem-estar e produtividade nos escritórios, baseado no WGBC (World Green Building Council), aponta a importância da biofilia no rendimento dos trabalhadores. Ou seja, o design Biofílico propõe trazer a natureza para dentro dos ambientes. Afinal, 90% do nosso tempo passamos em ambientes fechados.

Mesa de centro em bloco ArboREAL


Integrar a vegetação com a arquitetura e trazer o verde para dentro dos nossos ambientes pode ser muito benéfico para o nosso bem-estar. Além disso, as plantas são purificadoras naturais do ar. Porém as plantas não são a única forma de se obter um ambiente biofílico e confortável. Embora existam muitas maneiras de integrar o design biofílico, uma solução popular é o uso de madeira. A madeira maciça é um material natural e versátil e oferece uma ótima conexão com o exterior.


Estudos demonstraram que a madeira relaxa o sistema nervoso autônomo, diminuindo as respostas relacionadas ao estresse. Além disso, com origem legal e certificada, também é um material que traz sustentabilidade para a construção, como é o caso dos móveis de alto padrão da ArboREAL.


MADEIRA

Em questão de funcionalidade, os móveis de madeira maciça são perfeitos para todo tipo de ambiente. Quanto à sua aparência, a madeira oferece conexões visuais com a natureza, devido às suas formas, texturas e cores. Normalmente, os arquitetos combinam madeira com vegetação e luz natural abundante para criar uma rica paleta de projetos biofílicos.


Mesa de jantar em madeira em ambiente biofílico


ILUMINAÇÃO NATURAL

A luz solar, além de fornecer a Vitamina D, equilibra os ritmos circadianos. Quando estamos em ambientes iluminados artificialmente, não percebemos a mudança de horário, por isso nosso cérebro não recebe a informação que está anoitecendo e deixa de produzir melatonina, o hormônio que nos faz relaxar. É por conta disso que muitas pessoas enfrentam cansaço, estresse e dificuldade para 'desligar o corpo' ao anoitecer. Uma composição, com a presença de luz solar além de linda, ajuda com essas questões.


Ambiente com vidraças que permitem entrada de luz solar


VENTILAÇÃO NATURAL

O ar fresco é muito importante para ajudar na conexão com a natureza. Por uma janela aberta, consegue-se ouvir o som da chuva, o vento ou pássaros. Muitos benefícios podem vir com a aplicação da ventilação natural, com eles a diminuição do uso de aparelhos de ar-condicionado.

A presença de ventilação natural também garante benefícios diretos para os usuários devido a maior qualidade do ar devido às trocas constantes, diminuindo o risco de proliferação de doenças no ambiente.


Mesa posta em varanda coberta


TELHADOS E PAREDES VERDES

As paredes ou telhados verdes, não trazem apenas a conexão com a natureza, como também refrigeram o ambiente. Jardins verticais, fachadas e muros verdes ajudam a reduzir o calor urbano, funcionam como um isolante térmico e, assim como a ventilação natural, atuam na diminuição do uso dos aparelhos de refrigeração artificial.


Mesa ArboREAL em ambiente com jardim vertical

ELEMENTOS NATURAIS

Elementos naturais e paleta terrosa levam a natureza para dentro de casa. Trazem essa conexão tão falada nesse post. Remetem instantaneamente a essa tranquilidade, sejam apenas trabalhando em ambientes pequenos quanto em grandes espaços.


Utilização de jardim vertical com tampo de lavabo com borda orgânica


ESCOLHA SUA PEÇA IDEAL PARA BIOFILIA NA DECORAÇÃO

Gostou das inspirações acima? A ArboREAL possui várias opções a pronta entrega, disponíveis em nossa Loja Online. Caso você prefira, podemos fazer um projeto personalizado nas medidas ideais para seu ambiente, é só entrar em contato conosco em nosso WhatsApp ou nos chamar no direct em nosso Instagram @arbo_real. Será um prazer te receber e dar vida ao seu ambiente!


REFERÊNCIAS

SALINGAROS, N. A. The Biophilic Index Predicts Healing Effects of the Built Environment. JBU: Journal of Biourbanism, v. 8, n. 1, p. 1-23, Feb 2019.

KELLERT, S.; CALABRESE, E. The practice of Biophilic Design, 2015. Disponível em <https://4eb001d0-b89e-44ef-8a43-a66d4e82feb3.filesusr.com/ugd/21459d_81ccb84caf6d4bee8195f9b5af92d8f4.pdf>. Acesso em 11 de dezembro de 2020.

KELLERT, S. R.; Dimensions, Elements, and Attributes of Biophilic Design. 2007. Disponível em < https://www.researchgate.net/publication/284608721_Dimensions_elements_and_attributes_of_biophilic_design>. Acesso em 11 de dezembro de 2020.

WILSON, E. O. Biophilia. London: Harvard University Press, 1986.

290 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page