top of page

A Exclusividade das Mesas de Madeira Maciça ArboREAL

Ao adquirir uma mesa ArboREAL você pode ter certeza que ninguém terá um produto igual ao seu! Além da particularidade de cada peça por causa dos diferentes tons que a madeira pode ter, existe uma propriedade que a matéria-prima apresenta que faz com que jamais uma mesa seja igual a outra: a heterogeneidade.

Acompanhe abaixo as características que enriquecem e acentuam a singularidade das nossas mesas.


Espécie utilizada

Pequiá - Caryocar villosum

O Pequiá é popularmente conhecido pelo seu fruto que é consumível, porém, a madeira do seu tronco tornou-se matéria-prima de alta valorização mobiliária principalmente por causa da coloração do seu lenho que configura diversos padrões e desenhos durante o crescimento e formação da madeira.

A madeira do Pequiá possui variações de cores e tonalidades que vão do esbranquiçado ao amarelo-queimado/pardo. Esses contrastes não acontecem de forma uniforme, ou seja, pode ser que o tampo de uma mesa possua uma tonalidade predominante, mas a maioria apresenta alternância entre diversos tons.

Por causa desse leque de opções de tonalidades e desenhos únicos que constituem a madeira dessa espécie é que ela é tão versátil, combina e harmoniza com os mais diversos ambientes.

Mas isso não significa que a sua procura acarreta no consumo da madeira de Pequiá de forma predatória e desenfreada, toda a madeira que recebemos aqui é proveniente de áreas monitoradas e que permitem a colheita de árvores que possuem o diâmetro comercial exigido para corte, tudo isso descrito, legalizado e registrado através de Plano de Manejo Florestal Sustentável, o que permite a regeneração das áreas de colheita respeitando o ciclo de renovação da floresta.

Além disso, essa madeira possui muitas outras peculiaridades que influenciam na sua capacidade de produzir peças diferentes mesmo vindo da mesma árvore, uma delas é a Grã-Revessa. A orientação da Grã de uma madeira refere-se à forma como as células e elementos (principalmente vasos, fibras e raios) do lenho são orientados em função do eixo de crescimento da árvore, simplificando, é a "direção" que as células vão se organizando enquanto a madeira vai sendo formada ao longo dos anos. Dizer que a Grã de uma espécie é Revessa significa que seus elementos se arranjam em direções opostas.

Abaixo você pode entender melhor sobre a orientação dos elementos que constituem a madeira de acordo com a direção de crescimento:


Por causa dessa configuração a madeira do Pequiá apresenta diferentes padrões e tonalidades, mas isso não quer dizer que a qualidade é inferior, pelo contrário, aqui na ArboREAL temos formas de contornar possíveis defeitos que afetem a funcionalidade dos móveis, uma delas está no nosso processo de secagem das pranchas e tampos ao ar livre, onde é possível a matéria-prima se adaptar às ações do clima e temperatura ambiente, para que adquira a resistência necessária para durar por tempo indeterminado.

Porém, como a madeira mesmo seca ainda possui movimentação em seu lenho, é possível que surjam microfissuras em decorrência dessa atividade, uma vez que as suas células se orientam em direções opostas. Inclusive, as fissuras são indicadores de autenticidade da madeira de Pequiá por serem indícios da Grã-Revessa.


Tampos

1. Inteiriço

O tampo inteiriço é chamado também de "liso", dado ao seu aspecto maciço, sem quaisquer modificações que alterem a sua configuração de bloco contínuo. No entanto, como mencionado acima, há presença de microfissuras que acontecem de forma natural e que não afetarão em nada a funcionalidade da sua mesa, pois são características autênticas da espécie utilizada.



2. Nós

Os nós são indícios de ramificação em uma árvore que são observados no lenho de um indivíduo, ou seja, um aglomerado de células onde surge, surgiria, ou houve um galho, dependendo do tipo de nó, vivo ou morto, ele causa desvio ou descontinuidade nos tecidos da madeira criando diferentes padrões na peça.

tipos de nós na madeira
À esquerda: exemplo de nós vivos e à esquerda os nós mortos.

O nó vivo não apresenta diferença de coloração e não afeta tão expressivamente os desvios nos veios da madeira porque um dia ele esteve com suas células ativas e permitiu que o crescimento do galho acompanhasse o da árvore, já o nó morto é notavelmente visível, uma vez que corresponde à um galho que morreu e deixou de participar do desenvolvimento do tronco, sendo assim, essa região deixa de crescer e sofre pressão para dentro do lenho devido ao fato de que a árvore continua aumentando em altura e diâmetro.



Você pode notar nas imagens acima que os nós de Pequiá tem coloração escura distinta à cor da madeira, isso acontece tanto por ser uma zona de células mortas quanto pelo acúmulo de resinas ou outras substâncias e materiais que conferem certa dureza à região do nó.

Essa característica no tampo não prejudica em nada a área útil da mesa, muito menos sua estrutura, pois é uma formação natural na anatomia da madeira, conferindo beleza na composição de desenhos e padrões exclusivos. Não precisa se preocupar com a integridade do material quanto à presença de nó, tanto o vivo quanto o nó morto fazem parte da constituição do lenho e ficam agregados à ele sem comprometer seu uso.


3. Fenda

As fendas aparecem devido as forças de tensão da madeira em reação à queda da árvore ou em resposta à movimentação das fibras da madeira durante seu processo de secagem. Uma vez estáveis, as fendas não tendem a abrir mais significativamente. Ainda assim dependendo da fenda, alguns tampos são travados em suas faces inferiores impedindo que esta aumente ou afete a integridade do tampo.



4. Orgânico

O orgânico acontece em função da ação do apodrecimento do cerne (parte mais interna) da árvore. Geralmente, na indústria madeireira voltada para a construção civil, árvores com o centro oco são consideradas inutilizáveis e viram resíduos na floresta, por isso, reconhecemos a necessidade da aplicação da sustentabilidade no aproveitamento dessa matéria-prima e a trabalhamos com a nobreza que merece: limpamos os vestígios vegetais apodrecidos, lixamos e tratamos a madeira para impedir que continue com o processo de decomposição.

A presença de um orgânico no tampo o torna ainda mais exclusivo, uma vez que representa sua identidade, tal como uma digital, pois cada árvore passa por um processo de deterioração diferente, seja por ação de insetos, fungos, bactérias ou mesmo ação do tempo, desenhando padrões e contornos através de eventos naturais.

Porém, o mais importante do orgânico de cada peça não está na sua singularidade, mas na acentuação da grandeza e imponência da árvore agregadas ao processo histórico o qual produziu essas cicatrizes de forma natural, e que evidenciam sua trajetória de vida, sabendo que certamente seriam rejeitados em outros setores de produção gerando grande desperdício.

Caso você queira aumentar a área útil do tampo, pode optar por preenchimento com molde de vidro*, não afetará o contorno nem a presença do orgânico como podemos observar nas fotos abaixo:

*mesas com moldes de vidro no tampo possuem entregas limitadas aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.


Bordas

1. Casca Para Cima ou Para Baixo

O direcionamento da casca influencia diretamente na área útil do tampo de madeira, mas não na largura real. No entanto, a casca para cima evidencia o desenho e a textura da borda natural da mesa, mas reduz a área da superfície, já a casca para baixo aumenta a área do tampo, mas não destaca tanto assim as bordas naturais da peça.

Por causa das características naturais do crescimento irregular no diâmetro dos troncos e cascas das árvores é de hábito comum que os tampos apresentem desconformidades em relação à borda podendo ter larguras diferentes ao longo do seu comprimento e também inclinações desiguais da casca, por isso é importante atentar-se às medidas que você precisa e às da peça.



2. Reta ou Inclinada

Na borda reta a casca é totalmente retirada e é feito o acabamento em ângulo reto de 90º ou de forma inclinada, fica a critério do cliente. A escolha pela borda reta geralmente ocorre em casos que o cliente deseja um tampo rústico, mas sem perder um estilo clean/simétrico.



Agora que você sabe melhor como identificar as características de cada mesa produzida aqui na Arbo, que tal escolher a sua?

Também possuímos outros produtos à pronta entrega em nosso catálogo da loja online, caso queira algo personalizado com particularidades de acordo com seu gosto ou sua necessidade, basta entrar em contato com a gente e nos contar o que procura ou mandar o seu projeto que fazemos um orçamento pra você!

Acompanhe as nossas redes sociais para mais conteúdos, informações e novidades sobre produtos, peças e processos de produção:

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page