top of page

Dicionário ArboREAL: saiba o significado de termos que usamos no trabalho com madeira

Ao visitar nosso site, ler a descrição de nossas peças ou produtos, acompanhar nosso blog ou mesmo conversar com um de nossos representantes, podem surgir alguns termos que você não está familiarizado. Por isso montamos pra você um compilado com algumas das palavras mais utilizadas por nós da ArboREAL para descrever as características de nossas peças juntamente com seus significados e exemplos.


A

Abaulamento: a curvatura ou deformação que ocorre em uma superfície plana, tornando-a convexa.

Aparador: um móvel geralmente usado para guardar objetos, com uma superfície plana e longa, apoiada em pernas.

Aplainamento: é um processo de acabamento que envolve a remoção de pequenas quantidades de madeira da superfície de uma peça inteiriça para criar uma superfície plana, uniforme e lisa. O objetivo do aplainamento é nivelar a madeira, remover marcas de serra e outros defeitos de superfície.


B

Base Rústica: uma estrutura de suporte feita de materiais naturais ou sem acabamento, geralmente em um estilo rústico.

Biofilia: a conexão inata que os seres humanos têm com a natureza e a importância da natureza para a nossa saúde e bem-estar.

Borda: a extremidade ou limite de uma superfície plana, geralmente caracterizada por sua forma ou textura.


C

Casca: a camada externa de um objeto ou substância, geralmente associada a materiais orgânicos, como árvores.

Cervejeira/Champanheira: um tipo de móvel ArboREAL projetado para armazenar cervejas e outras bebidas, nossa cervejeira possui um reservatório.


E

Empenar: a curvatura ou deformação que ocorre em um objeto plano, como uma tábua ou porta, quando ele é submetido a condições de umidade ou temperatura extremas.

Encanoamento: se refere a um tipo de defeito que ocorre na madeira quando ela se curva ou entorta devido a uma variação na umidade e temperatura do ambiente. Esse processo pode causar rachaduras ou fendas na superfície da madeira. O encanoamento ocorre quando a madeira é submetida a mudanças repentinas de umidade e temperatura, causando uma deformação na sua forma original.

Estilo moderno: um estilo de design que enfatiza linhas simples, formas geométricas e materiais modernos.

Estilo rústico: um estilo de decoração que enfatiza materiais naturais e acabamentos grosseiros ou imperfeitos.


F

Fenda: uma abertura na madeira feita de forma física, sendo efeito da ação da deterioração da madeira pelo tempo ou microrganismos. Pode ser também um defeito causado na hora da derrubada da árvore por conta das forças de tensão da madeira.

Fissura: uma abertura pequena, estreita e alongada em uma superfície plana, geralmente causada por rachaduras ou deformações mecânicas. Decorrentes de processos de secagem da madeira.

Forças de tensão: são geradas pela tração, que é a força que tende a esticar ou alongar a madeira ao longo de seu comprimento. Essa tensão é gerada naturalmente durante o crescimento da árvore, quando a madeira é submetida a forças de compressão causadas pelo peso das folhas, galhos e tronco. Forças internas da madeira que mantém a árvore de pé.


G

Guarantã: uma árvore nativa do Brasil, conhecida por sua madeira dura e resistente.

Gaveteiro: é um tipo de móvel que consiste em uma estrutura com várias gavetas para armazenamento de objetos diversos.


L

Lareira Ecológica: um tipo de lareira que utiliza combustíveis renováveis, como madeira, pellets ou etanol, para minimizar o impacto ambiental.

Live-edge: uma técnica de acabamento de móveis que mantém a borda natural da madeira em vez de aparar ou moldar para uma forma específica, principalmente reta.

Lixamento: é o processo de remover camadas finas de material da superfície de uma peça de madeira, usando papel ou disco abrasivo, para criar uma superfície lisa e uniforme.


M

Madeira Maciça: uma peça de madeira natural que é composta por um único bloco, sem emendas ou camadas.

Madeira Nativa: madeira obtida de espécies de árvores que são nativas de uma determinada região geográfica.

Manejo Florestal: a gestão sustentável das florestas, visando equilibrar a exploração dos recursos naturais com a conservação da biodiversidade.

Mesa Curva: uma mesa com uma superfície curvada, geralmente em um formato orgânico ou irregular. No caso da mesa curva ArboREAL, uma de suas extremidades é esculpida na base de apoio (pé da mesa) para ter formato curvado, como se lembrasse uma queda d'água.

Mesa Lateral: uma mesa geralmente usada como complemento de móveis em um ambiente, como ao lado de uma poltrona ou sofá.

Microfissura: uma fenda muito pequena e estreita em uma superfície plana, geralmente causada por tensão ou deformação.


N

Nó: são áreas da madeira onde o galho estava ligado à árvore, e eles são caracterizados pela presença de um nódulo duro e fibroso, mas que são valorizados por sua aparência orgânica e natural, especialmente em móveis e objetos decorativos de estilo rústico.


O

Oco: é uma condição em que há a formação de espaços vazios dentro da madeira, causados por diversos fatores, como pragas, doenças, impactos ou danos mecânicos.

Orgânico: referente a um material que é natural e não contém produtos químicos artificiais.


P

Pequiá: não é uma árvore exclusiva da Amazônia, mas sim encontrada em diferentes biomas do Brasil, incluindo a região amazônica. O Pequiá (Caryocar villosum) é uma árvore de grande porte, pertencente à família das Caryocaraceae, que pode atingir até 30 metros de altura. É comum em áreas de cerrado, da Amazônia, mas também pode ser encontrada em áreas de floresta.


R

Revestimento: é uma técnica de utilizar alguma sustância ou material para proteger a madeira contra danos ou desgaste, ou para dar um acabamento estético à peça.

Resina: são substâncias utilizadas como adesivos, para unir diferentes partes de uma peça, ou como revestimentos, para proteger e embelezar a superfície da madeira. As resinas também são utilizadas para criar peças que são preenchidas, moldadas ou esculpidas em diferentes formatos e tamanhos.

Rodízios: é um componente mecânico que permite a movimentação de móveis ou objetos de forma mais fácil e suave. Os rodízios são compostos por uma roda acoplada a um suporte, e podem ser fixados à base de móveis ou outros equipamentos.

Rústico: no contexto da confecção de móveis, o estilo rústico se refere a peças que apresentam uma aparência menos refinada e mais natural, com acabamentos menos polidos e linhas mais simples. Móveis rústicos podem ser utilizados em ambientes internos ou externos, como salas de estar, cozinhas, áreas de lazer, jardins e varandas, e são frequentemente combinados com elementos naturais, como plantas, flores e pedras.


T

Tacho: um recipiente grande e resistente usado para cozinhar ou ferver líquidos.

Tampo: a parte superior de uma mesa ou superfície plana.




Existem muitos outros termos utilizados seja na confecção de móveis rústicos de madeira ou nos processos da indústria madeireira, como no manejo florestal sutentável, serrarias e até mesmo produção de papel, celulose e aglomerados. Porém, deixamos aqui os que são mais frequentes no nosso vocabulário e que podem eventualmente gerar alguma confusão.


Qualquer dúvida sobre algo que viu no nosso site ou conversando com alguns de nossos atendentes pode entrar em contato com a gente que teremos o prazer em esclarescer quaisquer questionamentos!


Para ficar por dentro das nossas atualizações acompanhe nossas redes socias:

108 visualizações0 comentário
bottom of page