top of page

Móveis de Madeira Maciça x Madeira de Demolição

Você sabe qual a diferença dos móveis de madeira maciça que fabricamos aqui na ArboREAL para os móveis que são feitos de madeira de demolição?
mesa de madeira rustica e mesa de madeira demolição
Mesa Curva de madeira maciça e Mesa de Jantar de madeira de demolição.

Ambos tem em comum a sustentabilidade guiando seus processos de fabricação, porém, podemos dizer que a madeira de demolição é um material "mais velho" a ser reutilizado, reconstruído, necessitando de alguns tratamentos antes de virar mobília, enquanto os móveis feitos de madeira maciça são originados de uma peça inteiriça, não necessitando de colagens ou encaixes de vários pedaços para formar o produto final, basicamente o trabalho é todo feito em volta de "esculpir" a madeira até obter o móvel desejado.

A fonte da madeira de demolição, como sugere o nome, vem de construções antigas que são demolidas ou reformadas, de dormentes retirados de ferrovias e até mesmo de antigos postes de energia elétrica usados para a sustentação dos fios de energia.

madeira de demolição construção civil, ferrovia e poste de energia
As três principais fontes de madeira de demolição: construções civis, ferrovias e postes de energia.

A madeira de demolição tem alta procura por conta da sua duração e qualidade, uma vez que, são usadas espécies nobres conhecidas como "madeira de lei" em construções civis, ferrovias e postes, pois quanto mais tempo a madeira passa ao ar livre ou exposta às ações naturais, mais estável vai ficando em relação ao comportamento de suas fibras, logo, ela empena, enverga e racha menos e apresenta menos variações estruturais.

A madeira nativa que trabalhamos na ArboREAL tem origem diretamente da floresta, vinda de projetos de Manejo Sustentável que geram diversos empregos formais envolvendo a conservação e renovação da floresta Amazônica.

Para que tenhamos o controle da qualidade de nossas peças um dos processos mais importantes envolve a secagem e o desdobro da matéria-prima, que é feito em nossa fábrica, onde a madeira passa por um período de secagem ao ar livre para adquirir resistência e estabilidade na hora de ser trabalhada por nossos artesãos, logo a madeira utilizada é própria para a utilização em mobiliário.

processos de desdobro da madeira desde o manejo na floresta até a serragem, corte e armazenamento no pátio da fábrica
Na ArboREAL temos a preocupação de acompanhar a matéria-prima extraída da floresta até o tratamento de secagem ao ar livre e armazenamento em nosso pátio.

Buscamos sempre ter aproveitamento máximo da matéria-prima não apenas utilizando o volume de madeira do tronco, como é feito na construção civil, mas também trabalhamos com galhos, tocos e raízes. Sabemos como valorizar um tronco oco abatido que seria visto como resíduo pela indústria madeireira. Aqui, mesmo a serragem e o pó da madeira que viram resíduos são reaproveitados em biomassa energética.

O mais importante na comparação entre esses tipos de madeira na aquisição de um móvel é saber a sua origem. Não somente com relação ao local de onde vem a matéria-prima, mas se ela é legalizada, licenciada ou tem documento de origem florestal, pois, por não existirem normas sobre a aquisição de madeira de demolição, é preciso redobrar a atenção quanto à procedência do material.

Outra coisa a se levar em conta é que por serem peças antigas geralmente apresentam sinais de furos, pregos, ranhuras ou outras marcas adquiridas ao longo do tempo que podem alterar o aspecto natural da madeira. Em alguns conceitos arquitetônicos, essa é a beleza e originalidade da madeira de demolição.


móveis de madeira de demolição
Móveis de madeira de demolição geralmente expressam tonalidades opacas e apresentam mosaicos que podem ser difíceis de harmonizar em qualquer ambiente.

Como a madeira de demolição é um material de reaproveitamento, dificilmente veremos móveis inteiramente maciços, ou seja, feitos unicamente de uma peça. É mais comum encontrar mobília feita com encaixes e colagem de pedaços reaproveitados evidenciando divergências de tonalidades.

A madeira maciça é utilizada em móveis que precisam permanecer estáveis e firmes por muito tempo. Podemos dizer que esses móveis apresentam personalidade própria com tons, texturas e até mesmo aromas únicos, sendo também uma mobília mais difícil de ser danificada oferecendo resistência à água e umidade. Mas não é por oferecer uma certa individualidade que o móvel de madeira maciça não combina com os mais diversos ambientes, na verdade isso o torna uma peça chave para os mais diferentes gostos, desde o clássico e rústico até o mais moderno e contemporâneo.

Veja abaixo alguns ambientes em que nossos móveis tem agregado sofisticação, elegância, e aconchego além de trazerem vida e imponência com seus designs únicos e presença marcante:

Por último, gostaríamos de ressaltar que não trabalhamos com madeira de demolição, e sim com madeira nativa de áreas de manejo florestal sustentável certificadas e licenciadas pelo IBAMA.



E para mais inspirações nos acompanhe em nossas redes sociais

1.227 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page